Quando Satanás não consegue destruir a Igreja pela oposição ele tenta a absorção. Sempre que o povo de Deus se misturou com os ímpios deu nisso: destruição. Foi assim no dilúvio (Gn 6.1-2), foi assim com Israel no tempo dos juízes e foi assim com Salomão (1Re 11.1-13).
Foi assim com você também ?
A. A Proibição do Jugo Desigual
Nosso texto básico inicia-se com uma ordem: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos…” (2Co 6.14). Muita gente até sabe o que significa “jugo desigual”, mas não tem idéia da origem da expressão. Ela foi emprestada e usada simbolicamente a partir da lei mosaica. Segundo é registrado no livro de deuteronômio todo Israel era proibido de por sob uma mesma canga (jugo) animais de espécies diferentes, como um boi e um jumento (Dt 22.10). Até mesmo o cruzamento de espécies diferentes era proibido (Lv 19.19). Essas ordens podem ter dois significados:
1. A diferença das espécies deveria ser respeitada. Animais de espécies diferentes trabalhando em parelha significaria que ou um, ou outro, ou então os dois seriam sacrificados pelo trabalho. Deus sempre foi zeloso em relação a toda a criação, incluindo os animais (Dt 25.4). Por outro lado, “combinações desnaturais violam a pureza das espécies”[1].
2. Animais limpos e imundos não poderiam estar juntos . O jumento era um animal declarado imundo (Não servia para sacrifício ) já o boi , segundo a lei do Antigo Testamento , era um animal limpo (poderia ser oferecido em sacrifício )[2]
Não sabemos exatamente o que Paulo tinha em mente ao aplicar essa proibição metaforicamente ao tratar de crentes e incrédulos mas que seja pela santidade do cristão – o que é mais provável – ou pela grande diferença de características entre o cristão e o incrédulo, ambos significados são perfeitamente aplicáveis.
B. As Perguntas Retóricas (2 Co 6.14-16)
Chamamos de “
1. “Que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade ?” (v.14)
A discrepância entre o ímpio e o crente se faz ver no fato de o ímpio sempre estar associado a injustiça e pecado enquanto o crente , por ter fome e sede da justiça do Reino de Deus (Mt 5.6), tem como missão revelar a injustiça e trazer a luz o que é de fato pecado e não se deixar levar por ele .
2. “Ou que comunhão , da luz com as trevas ?” (v.14)
Na carta aos Colossenses, Paulo chama os crentes de “santos na luz” (Cl 1.13) e ao descrever o processo acontecido na vida dos salvos ele afirma: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,” (Cl 1.14).
Cristo e seu povo são sempre associados a luz (Jo 1.4-9; 3.20-21; 8.12;9.5; 12.36, 46; Mt 4.16, 5.14, 16; 6.23; Lc 2.32; 11.35-36). Já “trevas” é uma palavra agregada ao pecado e ao próprio Satanás (Mt 4.16; 6.23; Lc 22.53; Jo 3.19; 12.35; Rm 13.12; Ef 5.8; 1Ts 5.5; 1Jo 2.9, 11).
Comunhão é o estabelecimento de intimidade. Como pode o crente ser íntimo do mau? “Assim como a luz e a retidão são intimamente relacionadas, assim também a escuridão e a ilegalidade são gêmeas. A primeira dupla pertence a Cristo, a segunda a Satanás, e as duas são diametralmente opostas.”[4]
3. “Que harmonia , entre Cristo e o Maligno ?” (v.15)
Na carta aos Colossenses, Paulo chama os crentes de “santos na luz” (Cl 1.13) e ao descrever o processo acontecido na vida dos salvos ele afirma: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,” (Cl 1.14).
Cristo e seu povo são sempre associados a luz (Jo 1.4-9; 3.20-21; 8.12;9.5; 12.36, 46; Mt 4.16, 5.14, 16; 6.23; Lc 2.32; 11.35-36). Já “trevas” é uma palavra agregada ao pecado e ao próprio Satanás (Mt 4.16; 6.23; Lc 22.53; Jo 3.19; 12.35; Rm 13.12; Ef 5.8; 1Ts 5.5; 1Jo 2.9, 11).
Comunhão é o estabelecimento de intimidade. Como pode o crente ser íntimo do mau? “Assim como a luz e a retidão são intimamente relacionadas, assim também a escuridão e a ilegalidade são gêmeas. A primeira dupla pertence a Cristo, a segunda a Satanás, e as duas são diametralmente opostas.”[4]
3. “
Paulo torna o contraste bastante grave ao usar a palavra “maligno ”. Essa palavra era costumeiramente usada para designar o chefe de todos os demônios [5]. O coração do ímpio , portanto , não tem uma leve inclinação para o mal senão que sua vida é segundo os princípios do próprio Satanás. Os ímpios ainda estão sob “os laços do diabo ” (2Tm 2.26) e, conforme Jesus disse dos fariseus , são filhos do próprio diabo (Jo 8.44).
4. “Ou que união , do crente com o incrédulo ?” (v.15)
Deve haver um conflito natural entre os crentes e os incrédulos . Quer na escola , no trabalho , ou até mesmo entre parentes o cristão se aflige por causa das piadas ou comentários a respeito de sua fé e mais : se o ímpio precisa mentir ele mente , se precisar enganar , ele engana ; se precisar usar a cabeça dos colegas de trabalho como degraus para subir na empresa , ele o faz (veja o Salmo 73). O homem segundo o coração do diabo não tem limites ; ele pode e quer roubar , matar e destruir (Jo 10.10) e só não atinge todo esse potencial destrutivo porque Deus , de uma maneira geral , refreia a capacidade do ímpio de praticar todo o mal do qual ele seria capaz . Se Deus não fizesse isso , seria praticamente impossível ao crente viver nesse mundo .
5. “Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos ?” (v. 16)
Paulo recorre a figura do Templo de Jerusalém para ilustrar a última de suas perguntas . A adoração antes da vinda de Jesus se concentrava no Templo de Jerusalém, o chamado Santuário de Deus . O templo foi totalmente consagrado por Deus e projetado em todos os detalhes pelo próprio Senhor . Não havia qualquer ídolo , imagem ou estátua nele e esse era um motivo pelo qual os judeus eram conhecidos entre muitos povos como ateus . Outras culturas adoravam centenas ou talvez milhares de deuses através de ídolos e desse ponto de vista ter somente um deus era motivo de riso .[6]
O judeu , todavia , sabia das exigências de Deus em relação a reverência no Templo . Há um fato ocorrido na história de Israel que ilustra isso muito bem . No reinado de Saul a Arca da Aliança estava de posse dos filisteus por ocasião da derrota em uma batalha . Os filisteus depositaram a Arca aos pés de Dagom, seu deus (1Sm 5) e por dois dias consecutivos a imagem de Dagom apareceu caída diante da Arca sendo que da segunda vez , com a cabeça e os membros quebrados e separados do resto .
A partir da antiga aliança , Paulo aplica a verdade da santidade do templo à nova aliança , ou seja, após a vinda de Cristo não há mais necessidade do Templo de Jerusalém pois o novo templo habitado por Deus é o seu povo : “Porque nós somos santuário do Deus vivente …” (2Co 6.16. Veja também 1Co 3.16; 6.19; Rm 8.9). Da mesma forma , portanto , que a estátua de Dagom não pôde permanecer junto da Arca do Conserto , os ímpios e cristãos não poderão suportar ter comunhão um com o outro pois não há nenhuma ligação entre ambos .
C. A Suficiência e Satisfação no Pai (16b-18)
Podemos “não tocar em coisas impuras” (v.17); não precisamos delas porque Deus é nosso Pai . Não precisamos entrar em jugo desigual para completar o que nos falta . Deus é suficiente ; nosso Pai é suficiente (v.18).
“O apóstolo ensina que , de um ponto de vista religioso , o crente e o incrédulo são opostos e nada têm em comum . Ele reforça seu argumento citando vários textos do Antigo Testamento que expressam tema semelhante : o povo de Deus é o povo da aliança (Lv 26.12), que deve separar-se das práticas religiosas dos incrédulos , não tocar qualquer coisa imunda (Is 52.11) e saber que Deus é um Pai para seus filhos e filhas espirituais (2Sm 7.14).”[7]
O que Deus espera de nós , a partir do estudado, é uma tomada de direção . Nossa vida deve convergir somente a adoração a Deus o que na prática significa encontrar nele a suficiência a fim de descartarmos toda e qualquer parceria com o mundo . “Purifiquemo-nos […] aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus ”.
[1] J. A. Thompson. Deuteronômio, introdução e comentário, São Paulo, Vida Nova, 1991, p.225.
[2] Cf. R.N. Champlin. O Antigo testamento Interpretado, São Paulo, Candeia, 2000, Vol 2. p. 838.
[3] João Calvino. 2Coríntios, São Paulo, Paracletos, 1995, p.139.
[4] Simon J. Kistemaker, 2 Coríntios, São Paulo, Cultura Cristã, 2004, p. 320.
[5] Cf. Albert Barnes. Notes On the Bible, 2Co 6.15.
[6] Cf. Kistemakes, p. 324.
9 comentários:
Vejo como um problema crescente o fato de que muitos têm achado uma forma de dar a essa podridão um aroma adocicado. É o tal do pragmatismo, onde se esquece de combater o que é errado pelo aparente fato de que da certo; além é claro da dualidade da verdade, movimento onde cada um assume aquela que lhe for mais favorável ou agradável.
Quem dera se todos nós entendêssemos que apesar de todas as coisas nos serem licitas, nem todas convêm. E de novo; apesar de todas as coisas nos serem licitas, não nos deixarmos dominar por nenhuma delas. (ver 1 Co 6.12).
Olá
Gostei muito do estudo, pretendo aplicar o mesmo aos jovens de minha igreja, mas qual versiculo eu poderia usar para mostrar que Deus não proibe a amizade moderada com as pessoas do mundo...
ABraço
Alan_gerais@yahoo.com.br
eu acho que não devemos condenar,julgo desiguais,por que ha poréns,por exemplo uma mulher cristão e o marido que não é crente ou vice e verça,paulo diz que se seu marido não for cristão e a mulher for não seria obrigado separar-se mas que ele poderia se salvo pela mulher assim aceitando a cristo,como mesmo ja vi muitas casos,não vivemos mas na lei do antigo testamento mas sim,no novo Jesus,por isso que vos digo que somos exemplos de cristo para salvação de muitos através de Jesus...
Tema e texto muito edificantes e esclarecedores à luz das Escrituras. Acho uma pena o pastor da igreja presbiteriana onde congrego dizer o contrário disso. Alegando que devemos sim viver no meio dos pecadores, pois devemos evangelizá-los e amá-los, e situações como essas são oportunidades que temos para expressar amor ao próximo. Isso inclui estar em festas de pessoas não convertidas, pois uma vez que você não faz o que eles fazem não há problema nenhum.
Parabéns Reverendo Fernando pelo Blog. Gostei de seus Artigos, são claros, objetivos e fundamentados Biblicamente.
Nos Vínculos da Cruz! Rev. Marcos André
Que milagre ter minha ex-esposa e preciso compartilhar esse grande testemunho. Só quero agradecer ao Dr. ODION que lançou um feitiço por ter tempo para me ajudar a lançar a mágica que traz de volta meu ex-amante agora meu amante que de repente perdeu o interesse em mim após seis meses de noivado, mas hoje estamos casados e estamos mais felizes do que nunca, estou com poucas palavras e alegre, e não sei o quanto eu aprecio você Dr ODION conjurador de feitiços que você é Deus enviado para restaurar o relacionamento quebrado, ele gosta muito de ajudar as pessoas a alcançar seus desejos, encontrar o amor verdadeiro, recuperar seus ex-amantes, interromper relacionamentos abusivos, encontrar sucesso, atrair sucesso, encontrar almas gêmeas e muito mais, entre em contato com ele hoje. e deixe que ele lhe mostre as maravilhas e o espanto de seu sistema de feitiços de amor. Ele fornece os melhores resultados em lançamentos de feitiços reais, entre em contato com ele por e-mail; (drodion60@yandex.com) ou você também pode whatsApp ele no +2349060503921. ele também pode ajudá-lo a lançar um poderoso feitiço de amor em seu relacionamento ou casamento.
Sempre serei grato ao grande Doutor ODION por consertar meu casamento desfeito depois que meu marido me deixou por seis meses como amante. Eu nunca acreditei em feitiços até meu amigo me apresentar a ele. No começo, eu era cético em relação a ele porque ouvi muito sobre lançadores de feitiços falsos, mas deixei minhas dúvidas para trás porque estava desesperado para recuperar meu marido e o fiz de acordo com o que ele me instruiu a fazer. Agora meu marido está de volta apenas 48 horas depois de entrar em contato com ele. Estou vivendo feliz com meu marido novamente após 6 meses de divórcio e não vou descansar até que ele seja conhecido em todo o mundo. Ele também é especialista em feitiços de dinheiro, loterias, feitiços de doença E.T.C. Conecte-se com o Doutor ODION agora, entre em contato com ele por e-mail; (drodion60@yandex.com) ou você também pode solicitar o aplicativo no +2349060503921.
Postar um comentário