Há porém , pessoas que sofrem mais do que outras. Tem também os mártires , esses morrem por uma causa sem , contudo , conseguir atingir seus objetivos . Muita gente acredita que Jesus foi um mártir , que ele veio para “pregar coisas bonitas”, mas sofreu nas mãos dos homens sem conseguir atingir seus objetivos . Será que sabemos o suficiente sobre o sofrimento de Jesus? Será que o sofrimento de Jesus foi em vão ?
1. O sofrimento de Jesus na
O sofrimento de Jesus começou muito antes de sua prisão . No momento em que assumiu a natureza humana sob os efeitos da Queda aí já teve início seu estado de humilhação . O Filho , a segunda pessoa da Trindade , sempre existiu. Mas antes do ventre de Maria, sendo Deus , existia somente espiritualmente . Quando Jesus foi concebido pelo Espírito Santo , tornou-se homem para sempre . Na concepção , portanto , é que começou seu sofrimento. O Filho se fez homem . Imagine o contraste : o que Jesus tinha no céu e o que ganhou na terra . Os judeus esperavam que o Messias viesse como um rei poderoso que libertaria Israel da dominação romana . Mesmo que isso acontecesse, ainda assim seria um grande declínio para nosso Salvador por causa da posição que tinha junto ao Pai nos céus . Mas não foi esse o caso . Ele não veio como um rei terreno e nem nasceu em uma bela casa . Belém era uma cidade sem importância dentro de Israel, Jesus não nasceu em um hotel cinco estrelas e sim num estábulo . Sua primeira cama não foi com um colchão d’água e sim uma manjedoura – o lugar onde os animais comiam. Jesus não só sofreu para tornar-se homem , mas também porque a sua condição de vida foi bem precária .
2. O sofrimento de Jesus na sua vida
3. O sofrimento de Jesus na
A morte não é apenas a conseqüência do pecado , mas também o seu castigo (Gn 2.17; Rm 6.23). Jesus experimentou também a dor da morte eterna se bem que em um curto espaço de tempo . Veja Mateus 26.36-39 e Marcos 15.34. Neste sofrimento Jesus perdeu a noção do amparo divino e do consolo do Pai . Foi uma profunda tristeza e não desespero , já que até neste momento Jesus dirigia sua oração a Deus . A morte de Jesus foi uma morte maldita . Nem os romanos poderiam ser mortos em cruzes , somente a escória da sociedade . Assim Ele se fez maldição por nós (Dt 21.23; Gl 3.15).
4. O sofrimento de Jesus no
“Voltar ao pó ” (Gn 3.19) é descrito nas Escrituras como uma humilhação . Jesus, portanto , foi humilhado indo à sepultura (Sl 16.10; At 2.27,31; 13.34,35). No credo apostólico há uma frase que diz mais alguma coisa sobre o sofrimento de Jesus: “…padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto , e sepultado; desceu ao Hades;…” Ele fala em /hades/. O que será isso ? A primeira coisa que vem a nossa mente é: hades, sinônimo de inferno . Muita gente acredita nisso. Jesus morreu e foi para o inferno . Mas não é bem assim . Jesus passou pelo inferno , mas não foi pra lá , pois o inferno é que foi a Jesus. Ele o sentiu na cruz a ponto de dizer : “Deus meu , Deus meu por que me abandonaste?” Jesus se sentiu separado do Pai por ter todos os pecados dos escolhidos de Deus sobre si . Sendo o inferno o apartamento do favor de Deus , Jesus passou por isso na cruz . Hades, então , não é inferno , mas sim o lugar e o estado dos mortos . Quando o Credo afirma que Jesus desceu ao Hades, ele quer dizer que Jesus estava morto mesmo sem qualquer sombra de dúvida , pois seu corpo estava na sepultura (lugar ) sem vida (estado ).
2 comentários:
muito bom!!!!
eu gostei muuuuuuuuuuito desse site mas keru deixar uma dica pra vcs...
esse realce de letras brancas no fundo preto e ainda sendo tão pequena é meio incomodo de ler ,eu q tenhu um pokinhu de astigmatismo e miopia fik meio ruim!
Bom...é só uma dika tah meu bm?!
:)
Vcs estão de parabéns pelo site e o trabalho de vcs ...
Ki Deus derrame bençãos sem medidas pra todos vcs e suas famílias!!!!!!!!
Fikem na graça e na paz de Cristo!
Postar um comentário