Os falsos mestres eram materialistas. Paulo já idoso estava alertando sobre como identifica-los, mas também para que Timóteo (e a nós também ) não se deixasse levar pelo mesmo caminho . De fato , no materialismo , reside uma força tentadora que pode levar o povo de Deus a cair . Esse não era um problema novo enfrentado somente por Timóteo, mas desde o Antigo testamento lidar com riquezas sempre representou uma fonte quase inesgotável de problemas para o povo de Deus . (Ver quadro “Um Problema Antigo ”) Assim como os profetas do Antigo Testamento revelaram ao povo como deveria ser prudente na administração de seus bens , Paulo fazia o mesmo com Timóteo já no Novo Testamento . Todo o conjunto da Bíblia , portanto , serve para nós , cristãos modernos , como um manancial de exortações a respeito desse assunto .
Devemos entender o materialismo como sendo “a visão do mundo que coloca a acumulação de coisas materiais no ponto alto do interesse privado e corporativo. A busca da riqueza é vista como o mais alto bem no materialismo ” (R.C Sproul, Discípulos Hoje , São Paulo, Cultura Cristã, 1998, p. 239)
Paulo pôde ensinar a respeito do materialismo para Timóteo com grande autoridade porque ele mesmo já havia passado por altos e baixos em sua vida ministerial no que tange ao sustento pessoal . “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias , já tenho experiência , tanto de fartura como de fome ; assim de abundância como de escassez ; tudo posso naquele que me fortalece. (Fp 4.12-13) O resultado disso foi que ele aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação . (Fp 4.11).
O remédio contra o materialismo conforme narrado por Paulo é o contentamento ou frugalidade . Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra frugalidade pode ser definida como “simplicidade , sobriedade de costumes , de hábitos etc.” Foram com palavras muito parecidas que Paulo orientou Timóteo: “Tendo sustento e com que nos vestir , estejamos contentes .” (1Tm 6.8)
A lição direta que tiramos desse texto é que devemos nos esforçar para ter o necessário. Se Deus der mais do que o necessário, devemos ficar tão satisfeitos quanto se ele mandasse somente o necessário. “…não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus. (Pv 30.8-9)
De igual modo Jesus nos ensinou e nos prometeu que jamais nos faltaria o necessário a vida . Primeiro ele nos ensinou que deveríamos orar somente pelo “pão nosso de cada dia ” (Mt 6.11). Depois , confirmou este conceito dizendo que se Deus cuida das aves do céu e das flores do campo , não deveríamos nos deixar levar pela ansiedade quando ao alimento e as vestes (Mt 6.25-34). A aflição pelas posses materiais é um comportamento típico dos gentios (Sl 73. 7 e 12), daqueles que não conhecem e não sabem que existe um Deus que zela pelo bem-estar . (Mt 6.32). Da mesma sorte alertou Isaías: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão , e o vosso suor , naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente , comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.” (Is 55.2) Com certeza , em vez de termos o coração nos tesouros deste mundo (Mt 6.19), devemos tê-lo em um bem mais duradouro (Mt 6.20-21), fruto de um reino eterno (Mt 6.33).
Percebemos com muita clareza através das páginas das Escrituras que o objetivo de Deus para os seus filhos nunca foi isolá-los do mundo . Jesus disse: “Não peço que os tires do mundo , e sim que os guardes do mal .” (Jo 17.15) Em grande parte de sua Oração Sacerdotal (Jo 17), Jesus se preocupou em interceder por seu povo que está no mundo , mas não é desse mundo;. ou seja, por justamente saber de todas as nossas dificuldades , ele pede ao Pai por nós porque temos a obrigação de viver os valores do Reino de Deus em um mundo que “jaz no maligno ” (1Jo 5.19).
Podemos dizer , então , que no que se refere a posses , o padrão do Reino de Deus é abstenção total delas? Claro que não . Eis 2 motivos :
1. Porque Deus é o possuidor de todas as coisas
2. Porque Deus instituiu o ser humano como administrador
A maior dificuldade está na definição de posse . Afinal de contas , você é possuidor de algo , como uma casa , carro , bicicleta … nem que seja um palito de sorvete , você possui alguma coisa . Ricos ou pobres devem se lembrar que “possuir de fato ” é algo que não existe para o ser humano . Toda a riqueza que hoje está nas mãos de alguém , ontem esteve nas mãos de outros e amanhã , de um terceiro . Pela própria finitude e mortalidade humanas, não conseguimos e jamais conseguiremos possuir algo em definitivo que seja deste mundo . Nada é nosso , mas o que “temos” está conosco . Só um pode dizer que “tem” e esse é o próprio Deus . Tudo o que está em nossas mãos e muitas vezes arrogantemente dizemos que “é nosso ”, na verdade é de Deus . Está comigo para que eu cuide bem e depois preste conta da maneira que trabalhei aquilo que me foi confiado (Mt 25.14-30).
O conceito de mordomia nos responsabiliza a trabalhar aquilo que Deus tem confiado a nossas mãos de maneira inteligente. Há cristãos que entendem que não seja certo o uso de uma caderneta de poupança, por exemplo. Essa opinião, mesmo que proferida com as melhores das intenções, se choca com o ensinamento bíblico. Na parábola do semeador, Jesus legitima o uso de um banco para que o dinheiro não se desvalorize (Mt 25.27). Isso é feito não porque o servo ama o dinheiro e sim porque ele quer cuidar da melhor forma possível daquilo que lhe foi deixado nas mãos pelo seu Senhor. Ele ama o seu Senhor mais do que todas as coisas (Dt 6.5; 11.1; Mt 22.37). Mais do que o próprio dinheiro.
C. Generosidade (2Co 9.6-15)
O apóstolo Paulo entende essa conexão que existe entre servir a Deus e ao próximo e detalha ainda mais o conceito : “enriquecendo-vos, em tudo , para toda generosidade , a qual faz que , por nosso intermédio , sejam tributadas graças a Deus . Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos , mas também redunda em muitas graças a Deus ,” (2 Co 9:11-12)
Em outra oportunidade, quando Paulo recebeu uma oferta dos irmãos filipenses ele se demonstrou alegre mais pelas bênçãos advindas do relacionamento daquela igreja com Deus do que pela oferta em si (Fp 4.17).
O dever de ajudar não pertence somente ao rico – se bem que este tem mais responsabilidade nesta tarefa – mas a todos, mesmo os mais pobres (2Co 8.1-6).
“E isto afirmo: aquele que semeia pouco , pouco também ceifará; e o que semeia com fartura , com abundância também ceifará.” (2 Co 9.6)
Um problema Antigo | |
Isaías | Clamou contra a injustiça, o suborno, a maldade e a opressão destruidora. Ninguém tem direito de oprimir o outro. Isaías inspirado pelo Espírito revelou que atos como aqueles eram ofensivos a Deus. Quem tinha condições comprava a justiça, portanto, os juízes eram corruptos, o poder legislativo e executivo se deixavam vender. Como poderia Deus tolerar semelhante coisa? (1.15-17,23; 5.8,23; 58.6,7). |
Jeremias | Denunciou o enriquecimento ilícito e também a opressão contra: pobres, viúvas, órfãos; também percebeu que a ambição se assenhoreava dos homens. O profeta viu o rico comprando os tribunais, o perverso ser justificado e o justo condenado. O profeta clamau, denunciou e diz que Deus, o justo juiz, iria castigar todo tipo de injustiça praticada pelo homem (5.26-29; 9.2-6; 22.13-17). |
Amós | Não se amedrontou diante das autoridades, acusou-as de coniventes com as injustiças, denunciou o pecado de participarem de um sistema de vida que destruía os mais fracos, os humildes e os pobres da terra. Enquanto o império se expandia pelas mãos de Jeroboão II, os camponeses tinham de pagar o exército, o luxo e a suntuosidade da vida palaciana. Uma desigualdade tão grande que causou repugnância aos olhos do profeta. Amós denunciou, trouxe a Palavra do Senhor e não calou-se ao ver tanta riqueza conseguida como fruto da violência e da exploração (3.10). Falou diante das finas damas, não poupando seu vocabulário, disse que elas eram “vacas de basã” (4.1). Devido a todos os abusos cometidos contra os mais fracos, Amós se convenceu, Deus irá tomar vingança, Deus não poupará nenhum no dia do juízo (4.2,3; 8.7-10). |
Miquéias | Se levantou como a voz de Deus e clamou contra todos os abusos cometidos pelos detentores do poder. Ele sabia dos que passavam a noite planejando o mal, para colocar em prática à luz do dia (2:1,2). Ele denunciou aquilo que foi conquistado ilicitamente, às custas da mentira, da balança falsa e da opressão,.Quem se enche com o sangue dos outros será destruído por Deus (6:10-13). A liderança do país estava corrompida (7:3). Miquéias vê, analisa e revela a voz de Deus. Ele irá exercer vingança contra essa forma de vida corrupta. |
Apesar de serem citados apenas quatro profetas nesse quadro, o período pré-cativeiro de profecia sob a palavra deles é bastante longo. Desde |
3 comentários:
eu amei as historias vou ae falar pra minha turma deste blog achei muito intereçante o q fala dos profetas...
parabens para quem fez o blog...............
Bárara
Graça, sou Anselmo Jr. estou meditando sobre mordomia crista, pois faz parte da minha monografia. professor se for possível mandar-me algum material ou fontes agradeço. anselmoverasjr@hotmail.com
Minha vida é cheia de felicidade porque o Dr. OKITI me faz ser feliz. .Eu e meu amante tivemos alguns problemas que nos levam ao rompimento, pois, depois disso, minha vida nunca mais foi a mesma, tentei todos os métodos para recuperá-lo. mas eles eram apenas perda de esforço e perda de tempo. Mas um dia, durante minha pesquisa na internet, encontrei alguém depoimento sobre o Dr. OKITI. entrei em contato com ele e explico meu problema a ele, ainda estou muito surpreso até agora como ele conseguiu trazer de volta meu amante em 48 horas. Com essa grande coisa que aconteceu na minha vida, decidi contar ao mundo inteiro sobre esse grande homem chamado Dr. OKITI. Ele me disse que em seu templo não há impossibilidade. Agora eu acredito muito nele. amigos, se precisar de ajuda para trazer de volta seu ex-amante, entre em contato com ele por e-mail; okitilovespelltemple@gmail.com e seu número de celular +2348140757352 E prometo que seu amante definitivamente voltará para você
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